Para o iniciante, começar uma prática de yoga pode ser desafiador. Especialmente com a quantidade ilimitada de informações disponíveis na internet, pode ser difícil tentar descobrir por onde e como começar.
Uma das perguntas mais comuns que recebo nas minhas mídias sociais é: “Como faço para começar a fazer yoga?”
Neste post estarei dando algumas opções, além de dicas que aprendi quando comecei a praticar yoga, espero que isso inspire e motive você a começar.
Pode ser difícil aprender algo novo, mas às vezes basta um pouquinho de coragem para dar o primeiro passo…
1 – Aprenda yoga em aulas presenciais
Se você tiver a oportunidade e estiver financeiramente disponível para você, eu recomendo começar em um estúdio de yoga e fazer uma aula para iniciantes. Nada supera aprender pessoalmente com um professor que você se conecta.
Se frequentar um estúdio não for viável, outra opção poderia ser encontrar aulas de yoga gratuitas na comunidade e parques. Uma rápida pesquisa no Google pode fornecer informações sobre aulas de yoga locais gratuitas / de baixo custo. O Meetup é um aplicativo que permite explorar e descobrir diferentes tipos de grupos e eventos em sua área. É uma ótima maneira de se conectar com sua comunidade e conhecer novas pessoas que compartilham seus interesses. (A maioria dos grupos é gratuita, embora alguns organizadores possam cobrar uma pequena taxa de adesão.)
Se aulas presenciais em grupo parece muito desafiador para sua primeira vez, receber aulas particulares de yoga pode ser o ideal para você. Realmente não há maneira melhor de aprender yoga do que em um ambiente privado e personalizado. Cada corpo possui diferenças anatômicas específicas para cada indivíduo. Dentro de uma aula em grupo, é quase impossível abordar cada diferença anatômica específica. Em um ambiente privado, você pode atender às suas necessidades, objetivos e preocupações específicas. Seu instrutor pode dividir cada postura passo a passo e mostrar pessoalmente como acessá-la com segurança, o que pode ajudar a melhorar sua forma imediatamente, tornando mais fácil e rápido para você começar a praticar yoga por conta própria.
OU….
2 – Aprenda yoga em casa / online
Felizmente, a internet nos presenteou com uma infinidade de informações úteis, todas disponíveis ao nosso alcance. Aprender sobre yoga no conforto de nossas casas nunca foi tão fácil como hoje. Existem muitos vídeos incríveis no YouTube, bem como plataformas online e sites etc. que nos trazem praticantes altamente experientes com diversos estilos de ensino.
Se você possui um smartphone ou ipad, outra fonte valiosa para aprender yoga pode ser por meio de aplicativos. Aqui estão alguns que eu recomendo:
Yoga Studio: Mind & Body: Este foi um aplicativo que usei quando comecei a aprender yoga. É ótimo porque tem mais de 100 vídeos, meditações e aulas para você experimentar e você pode até personalizar ou criar suas próprias aulas pose a pose. Existem aulas que variam de 5 a 60 minutos e são adequadas para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado, então você pode continuar a usá-lo conforme avança. Eles oferecem um teste gratuito com a seleção de uma opção de assinatura – planos semanais, mensais, trimestrais ou anuais. (Gaiam acabou de comprar este aplicativo, então ele mudou desde que eu o usei.)
Simply Yoga – Fitness Trainer: Este aplicativo contém uma rotina de yoga de 20, 40 e 60 minutos que o orienta em cada postura. É ótimo para homens e mulheres. Existe uma versão gratuita para praticantes de nível um e uma versão completa para praticantes de nível dois.
Outros ótimos aplicativos a serem considerados: Asana Rebel – Yoga and Fitness, Daily Yoga – Workout and Fitness, Down Dog, YogaGlo – Yoga and Meditation
Se você encontrar um professor de que goste online, veja se eles dão aulas particulares individuais online. Alguns professores oferecem sessões pelo zoom para tornar o yoga acessível a todos, não importa onde você more.
3 – Explore os diferentes estilos de yoga
Yoga não é necessariamente uma prática de “tamanho único”. Diferentes tipos de yoga podem ser melhores para diferentes tipos de pessoas. Se você está começando no yoga e está tentando descobrir qual estilo é mais adequado para você, não deixe a variedade de opções assustá-lo. Você não precisa necessariamente escolher um estilo de imediato – incorporar uma variedade de estilos em sua prática regular pode realmente ajudá-lo a se manter equilibrado. Experimente alguns estúdios ou aulas online, professores e estilos diferentes. Então, fique com aquele que combina mais com você e seja dedicado à prática.
Aqui estão algumas dicas para iniciante:
- Yoga não é sobre atletismo ou flexibilidade. Saiba que você não precisa ser capaz de plantar bananeira ou fazer espacates e aberturas de pernas completas para ser digno de praticar yoga. Força, equilíbrio e flexibilidade são resultados da prática de yoga – não um pré-requisito para começar.
- Trabalhe com seu corpo, não contra ele. Não force seu corpo para fazer coisas que ele não quer fazer. Quase todas as posturas de yoga vêm com uma variação ou modificação. É por isso que usamos acessórios de yoga, como blocos ou alças – porque eles ajudam-nos a encontrar onde estamos e a explorar com segurança o aprofundamento de nossa prática. Todos os alunos podem se beneficiar dos acessórios, independentemente de sua experiência, forma corporal ou capacidade física.
- Com o tempo, você aprenderá a ouvir seu corpo e a respeitá-lo. Isso é importante. Durante a prática e após cada postura, preste muita atenção em como seu corpo reage. Descanse quando seu corpo disser descanse. Tente mais quando tiver energia. Seu corpo naturalmente começará a dizer onde está mantendo a tensão e você aprenderá como liberá-la em diferentes poses.
- Lembre-se de que a yoga NÃO é uma competição. Também não é uma corrida. A parte bonita do yoga é que estamos todos em nossa jornada única, mas no mesmo caminho juntos. Todos estarão em lugares diferentes e o corpo de cada pessoa é diferente. Só porque a pessoa ao seu lado pode segurar uma parada de mão por um tempo, não significa que a prática dela seja “melhor” do que a sua. Não caia na armadilha da comparação. Tente se concentrar em por que você está praticando yoga e o que você quer dela. Permita que os outros tenham uma influência positiva, mas não se compare.
- Quanto mais você pratica yoga, mais percebe que não existe yoga nível avançado. Sempre há algo novo para aprender. A medida de “sucesso” em yoga não vem do funcionamento externo, mas do funcionamento interno. Isso o libertará da necessidade de realizar qualquer pose.
- Não há necessidade de limitar sua prática apenas às aulas de estúdio. Cultive a prática em casa, além do tempo de estúdio. Você aprenderá mais e começará a progredir em direção às suas metas mais rapidamente.
- Aprenda sobre a filosofia da yoga e o Caminho dos Oito Membros. Yoga é mais do que asana (a prática física). Você descobrirá rapidamente que o yoga vai além do que ocorre no tapete.
- Pratique que tudo virá. Uma das coisas mais importantes a lembrar ao começar qualquer coisa pela primeira vez é manter a sua prática e ser consistente.
- Tenha a mente aberta. Tente ser como uma criança em sua prática – fique curioso e brincalhão.
- Divirta-se! Não se leve muito a sério e não deixe o medo impedi-lo de realizar algo grande. O Yoga o levará por um caminho incrível de autodescoberta, tudo o que você precisa fazer é começar.
Espero que este artigo tenha ajudado você com uma nova visão ou conhecimento sobre como começar sua jornada no yoga. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Namastê,
Cheila